ConfiraReportagens especiais, análises e bastidores a todo momento.Leia agora
38°C
November 18, 2025
Rondônia

Juíza Inês Moreira da Costa é promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia

  • novembro 5, 2025
  • 2 min read
Juíza Inês Moreira da Costa é promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia
Porto Velho (RO) — A juíza Inês Moreira da Costa foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), após votação do Pleno realizada nesta segunda-feira (3). A ascensão ocorreu por merecimento, conforme os critérios previstos na legislação e em consonância com a ação afirmativa de gênero instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca ampliar a representatividade feminina nos tribunais de 2º grau em todo o país.
Com uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público e pela contribuição à inovação no sistema de Justiça, Inês Moreira reúne formação acadêmica sólida e ampla experiência na magistratura. É doutora em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mestre e especialista em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de possuir pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil.
Atualmente, é juíza titular da 1ª Vara de Fazenda Pública de Porto Velho. Também atuou como auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça no biênio 2022–2023, integra o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e o Comitê de Redação Científica da Emeron. Além disso, exerce atividades como professora de pós-graduação e juíza formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
Reconhecida nacionalmente por iniciativas de modernização do Judiciário, é autora do projeto LexIA, que automatiza rotinas processuais no TJRO, e foi vencedora da primeira edição do Prêmio Juízo Verde, promovido pelo CNJ, voltado a práticas de sustentabilidade no Judiciário.
Inês Moreira também coordenou publicações jurídicas e possui artigos em revistas nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento jurídico e a difusão de boas práticas na magistratura.
A promoção representa o reconhecimento ao mérito, à competência técnica e ao compromisso com a Justiça, além de simbolizar o avanço da participação feminina nos espaços de liderança do Poder Judiciário

About Author

Redacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *