Judiciário de Rondônia participa do 96º Encoge e do 8º Fórum Fundiário Nacional no Rio de Janeiro
| Evento reuniu corregedores e magistrados de todo o país para debater temas como independência judicial, gestão e regularização fundiária |
Porto Velho, Rondônia — O Poder Judiciário de Rondônia marcou presença no 96º Encontro Nacional de Corregedores e Corregedoras da Justiça do Brasil (Encoge) e no 8º Fórum Fundiário Nacional (FFN), realizados entre os dias 29 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro.
Durante três dias de programação, corregedores, juízes e especialistas de todo o país discutiram temas relevantes para o aprimoramento da Justiça brasileira, como independência da magistratura, juízo de garantias, gestão das atividades extrajudiciais e regularização fundiária.
Representação rondoniense em destaque
O desembargador Gilberto Barbosa, corregedor-geral da Justiça de Rondônia, teve papel de destaque na programação, pois atualmente exerce o cargo de presidente do Colégio de Corregedores e Corregedoras da Justiça do Brasil (CCOGE), entidade responsável pela organização do evento.
“Para além de um momento de confraternização entre corregedores e corregedoras de todo o Brasil, o Encoge é um espaço de interlocução e troca de experiências, voltado para o fortalecimento do Poder Judiciário como um todo”, destacou o magistrado.
Também representaram Rondônia no encontro o desembargador Glodner Luiz Pauletto, eleito corregedor-geral da Justiça para o biênio 2026/2027, a juíza Silvana Maria de Freitas e os juízes Paulo Fabrício e Cristiano Mazzini, que compartilharam boas práticas e experiências desenvolvidas pelo Judiciário rondoniense.
Sobre o evento
Reconhecido como um dos principais encontros das corregedorias brasileiras, o Encoge reúne debates, painéis e oficinas voltados à eficiência e transparência da Justiça. Já o Fórum Fundiário Nacional (FFN), realizado paralelamente, promoveu discussões sobre soluções inovadoras para a regularização fundiária, com foco em justiça social, sustentabilidade e garantia do direito à moradia digna.
A edição de 2025 foi promovida pelo CCOGE, com apoio da Corregedoria-Geral da Justiça do Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação Institucional