ConfiraReportagens especiais, análises e bastidores a todo momento.Leia agora
38°C
November 22, 2025
Trânsito

Estacionar em local proibido coloca pedestres em risco e pode gerar multa, alerta Detran-RO

  • novembro 1, 2025
  • 2 min read
Estacionar em local proibido coloca pedestres em risco e pode gerar multa, alerta Detran-RO
Departamento de Trânsito reforça a importância de respeitar calçadas e faixas de pedestres para evitar acidentes
Porto Velho, Rondônia – Estacionar em locais proibidos não é apenas uma infração de trânsito — é uma atitude que coloca vidas em risco. O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) alerta os motoristas sobre os perigos e as penalidades do estacionamento irregular, que afeta diretamente a segurança dos pedestres e a fluidez do tráfego urbano.
De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), parar em local sinalizado como proibido é considerado infração média, com multa e remoção do veículo. Já estacionar sobre calçadas configura infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e remoção do automóvel.
Além de atrapalhar o fluxo, estacionar sobre calçadas ou próximo às esquinas obriga pedestres a caminhar pela pista, aumentando o risco de atropelamentos. O mesmo ocorre quando veículos bloqueiam faixas de travessia, dificultando a visibilidade e tornando a travessia insegura.
Educação e respeito salvam vidas
O Detran-RO lembra que o CTB também proíbe estacionar em rampas de acessibilidade, vagas reservadas a idosos ou pessoas com deficiência e sobre faixas de pedestres. Em todos os casos, o impacto é o mesmo: prejuízo à mobilidade urbana e aumento das chances de acidentes.
“Quando um pedestre é forçado a deixar a calçada por causa de um carro parado de forma irregular, ele passa a disputar espaço com veículos em movimento — e isso pode ser fatal”, explicou o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha. “Nosso trabalho é fiscalizar e, ao mesmo tempo, educar para que esse tipo de comportamento seja evitado.”
O órgão mantém ações educativas durante todo o ano, com palestras, blitze orientativas e campanhas de conscientização, reforçando que respeitar as regras de trânsito é um ato de responsabilidade e cidadania.
About Author

Redacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *